Blog Patrimmônio Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

A importância das assembleias de condomínio

A importncia das assembleias de condomnioA assembleia geral de  um condomínio é órgão no qual a vida dos condôminos deve ser discutida e os interesses pertinentes àquela comunidade são debatidos e decididos. Na grande maioria dos casos os moradores não tem curiosidade, não acham  importante ou simplesmente não querem participar das assembleias.
 
Devemos ter muito claro que a assembléia,  na maioria das vezes, se torna uma via importante para o morador expressar sua opinião sobre a vida do condomínio e tomar conhecimento de como ele está sendo gerido pela  administração. A ausência dos moradores compromete tanto os interesses coletivos como também de cada morador individualmente. Além de deixar de exercer seu direito à democracia, o condômino pode ficar sem saber das mudanças que  irão  afetar o condomínio, principalmente as financeiras, haja vista que não participou quando as mesmas foram debatidas.
 
Existe quem não goste de  participar de reuniões de condomínio. Porém, esta é uma tarefa que não deve deixar de ser feita para que não haja insatisfação com os rumos que se apresentam no cotidiano, como por exemplo, obras mal planejadas ou pouco discutidas, despesas que poderiam ser mais bem equacionadas, decisões que pegam todos de surpresa, entre outras.

O síndico tem papel fundamental na participação dos moradores nas assembléias: deve procurar marcar um horário que todos cheguem de seus trabalhos com tempo hábil para se encaminhem para a assembléia;  fazer chegar a todos uma cópia do edital de convocação, devidamente  protocolada, diretamente na unidade autônoma;  propor uma pauta objetiva e segui-la com precisão para não desvirtuar os assuntos que são efetivamente relevantes; procurar evitar ataques entre condôminos inibindo,  assim, a prolongação das assembleias  tornando-as cansativas física e psicologicamente; enfim, procurar estar cercado de estratégias que, na  medida do possível, as tornem numa reunião entre vizinhos buscando o bem de todos e a conservação e valorização do seu patrimônio.
 
Assim, fica claro que por diversas razões os condôminos devem estar atentos à administração do seu condomínio e participarem ativamente das reuniões propostas pelo síndico. A atuação contributiva irá proporcionar decisões mais acertadas, resultando na  melhoria continuada das estruturas do condomínio. Sem dúvida, um bom convívio entre os moradores refletem na valorização dos imóveis e no bem estar entre as pessoas que optaram por morar em comunidade.