Blog Patrimmônio Imóveis

Imobiliária em Passo Fundo

Como funciona a avaliação de um imóvel?

Como funciona a avaliao de um imvel?Avaliar um bem imóvel é uma tarefa de extrema complexidade. É essencial traçar metas e criar várias hipóteses e facetas para apurar um valor que podem tornar um bem mais ou menos valioso em determinada época e para determinadas pessoas.

A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, especialmente na NBR-14653-1, desempenha um “papel de guia”, indicando os procedimentos gerais a serem utilizados pelo profissional que, em se tratando de corretor de imóveis devidamente habilitado pelo COFECI/CRECI, (Conselho Federal de Corretores de Imóveis e Conselho Regional de Corretores de Imóveis), respectivamente, emitirá um Parecer Mercadológico acerca do imóvel objeto de avaliação.
Dentre as ferramentas utilizadas para avaliação de imóveis, persiste, ao longo de muitos anos a lei da economia denominada de “Lei da Oferta e da Procura”, que é um  modelo de determinação de preços num mercado. Nos períodos em que a oferta de um bem ou serviço excede a procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento de preço. Contudo, o que deve corroborar definitivamente numa avaliação de mercado, realizada por técnico imobiliário, é o Método Comparativo de Dados do Mercado, que utiliza uma amostragem de dados de imóveis vendidos ou disponíveis para venda, com características e finalidades, tanto quanto possível, semelhantes à do imóvel a ser avaliado. Essas semelhanças são as maiores evidências para a arbitragem do valor de comercialização de um bem imóvel.
E o que é fundamental considerar para uma avaliação atingir seu objetivo? Podemos destacar, dentre tantos, alguns requisitos imprescindíveis para chegar a um valor que retrate a realidade do mercado.
Observar o comportamento do mercado, com auxílio de teorias e conceitos existentes ou hipóteses advindas de experiências adquiridas pelo avaliador sobre a formação de valor.
  • Buscar a maior quantidade possível de dados contemporâneos do mercado, com atributos quantitativos comparáveis ao bem avaliado.
  • Registrar as características físicas das amostras, com fotografias, data de referência e cadastramento de nomes e telefones das fontes de informação, qualificando o parecer e aumentando a confiabilidade.
  • Verificar o tempo de exposição no mercado das amostras e, como os imóveis possuem características muito particulares, procurar fazer comparação dos semelhantes para melhor equalização dos preços.
Enfim, a determinação do valor de um imóvel    é tarefa complexa que deve ser feita por profissional habilitado para tal e que, não raro, pode nos dar um panorama geral da valorização dos imóveis em determinada localidade ou cidade, além de satisfazer o desejo da pessoa que solicitou um parecer para saber o valor de imóvel de sua propriedade.